ACTIVIDADES

Planeamento

WP1 - ESTUDOS PRELIMINARES

Na primeira atividade, com duração de 5 meses, ir-se-á aumentar o corpo de informação acumulado no projeto newFACE (realizada essencialmente entre 2012-2013), complementando-o e atualizando-o com uma revisão aprofundada do estado da arte, direcionada pelas características diferenciadoras do conceito de produto UTILITY.
A atividade agrupa-se em volta de quatro tarefas, a primeira transversal, com a atualização dos elementos referentes ao contexto de Operação, Mercado e Certificação, e as outras três com foco nas linhas temáticas exploradas pelo projeto: Voo e Operação, da Usabilidade e Versatilidade e dos Processos e Materiais.
O responsável pela Atividade é a Almadesign, sendo os lideres por cada tarefa explicitados no descrito das mesmas. Adicionalmente, esta atividade terá o apoio de especialistas da Embraer S.A., selecionados com o tema específico de cada tarefa.

WP2 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Nesta atividade, com duração de 4 meses, será refinada a identificação de missões, mercados e utilizadores do UTILITY, usando como referência os resultados do newFACE, validando-os e/ou complementando-os com os resultados das tarefas da Atividade 1. A partir dessa definição será feita a especificação dos requisitos do conceito de produto Utility, necessários para atender as missões e potenciais mercados identificados. Da atividade resultarão também as especificações para as ferramentas de estudo a desenvolver pelo projeto, de maneira a atender o ganho de conhecimento desejado em cada linha temática. Nomeadamente: para o voo, os requisitos do VRP necessários à validação da configuração do conceito de produto Utility; para a mock-up, os critérios de validação enquanto ferramenta de estudo de Usabilidade e Versatilidade; e, para Processos e Materiais, os requisitos dos estudos de propriedades de materiais e os do demonstrador de Processos e Materiais enquanto soluções para a industrialização sustentável.
O responsável pela Atividade é a Embraer Portugal Compósitos, sendo os lideres por cada tarefa explicitados no descrito das mesmas. A atividade terá o apoio de especialista da Embraer S.A. que participarão na revisão crítica das especificações das várias tarefas.

WP3 - DEFINIÇÃO DE CONCEITOS

Nesta atividade, com duração de 10 meses, serão transformados os requisitos definidos na Atividade anterior na configuração final do conceito de produto Utility, endereçando a sua configuração geral para voo, o conceito de interior e os materiais e processos para produção. Serão selecionadas as soluções mais promissoras para cada uma das linhas temáticas para demonstração e validação nas atividades posteriores.
O responsável pela Atividade é o IST, sendo os líderes por cada tarefa explicitados no descrito das mesmas.

WP4 - DESENVOLVIMENTO

Nesta atividade, com duração de 10 meses, será feito o desenvolvimento necessário à concretização das ferramentas de estudos das várias linhas temáticas do projeto.
O responsável pela Atividade é o INEGI, sendo os líderes por cada tarefa explicitados no descrito das mesmas. A atividade terá participação de especialista da Embraer S.A. para acompanhamento de projeto e análise e avaliação crítica de resultados.

WP5 - CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS

Nesta atividade, com duração de 13 meses, serão construídos os vários demonstradores de cada uma das linhas temáticas do projeto: um VRP; uma mock-up à escala 1:1 do módulo cabine e o demonstrador de Materiais e Processos de Produção. A cada um destes demonstradores corresponde uma tarefa específica, descrita abaixo. Destacar que, de forma transversal à consecução desta Atividade, serão construídos moldes e ferramentas necessários à construção dos protótipos e demonstrador.
O responsável pela Atividade é a SETsa, sendo os lideres por cada tarefa explicitados no descrito das mesmas. Nesta atividade haverá participação de especialistas da Embraer S.A. para acompanhamento de fabrico dos vários demonstradores.

WP6 - TESTES E VALIDAÇÃO

Nesta atividade, com duração de 10 meses, serão avaliados os resultados das atividades anteriores, dos quais serão estruturados os futuros projetos para desenvolvimento de integração e demonstração avançada do conceito de produto Utility. Serão executadas três tarefas dedicadas a cada uma das linhas temáticas e uma tarefa final, transversal, de integração das avaliações e estruturação de propostas sobre os estudos futuros necessários à concretização do conceito de produto Utility. O responsável pela Atividade é a Embraer Portugal Compósitos, sendo os líderes por cada tarefa explicitados no descrito das mesmas. Esta atividade terá participação de especialista da Embraer S.A., nomeadamente para análise critica dos resultados e participação na definição conjunta de potenciais estudos futuros.

WP7 - PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO

Nesta atividade, que ocorrerá ao longo de todo o projeto, pretende-se criar suportes de promoção e comunicação do projeto. Pretende-se ainda fazer a divulgação das atividades realizadas, seja através da preparação de publicações ou da participação em feiras ou certames da especialidade. Esta atividade está organizada em cinco tarefas, seguidamente descritas. O responsável pela Atividade é a Almadesign, e cada tarefa conta com a participação/contributos de todos os consorciados.

WP8 - GESTÃO TÉCNICA DO PROJETO

A última atividade do projeto proposto decorre ao longo de todo o projeto, nomeadamente a gestão técnica de projeto, e é da responsabilidade do Promotor líder do projeto FLEXCRAFT – a SETsa.

© 2017 Flexcraft | Flexible Aircraft